domingo, 18 de novembro de 2012

Palmeiras rebaixado: da glória ao caos em apenas quatro meses


Palmeiras rebaixado: da glória ao caos em apenas quatro meses

Em 130 dias, Verdão foi campeão da Copa do Brasil e caiu para a Série B do Brasileiro. Mais uma vez, clube se autodestruiu

http://nolance.net/S4pOb9

LANCEPRESS! 18/11/2012 - 21:47 São Paulo (SP)
Flamengo x Palmeiras - Campeonato Brasileiro - Jogadores (Foto: Ari Ferreira)
Quatro meses e uma semana. 130 dias. Foi esse o tempo que o Palmeiras levou para sair da sua maior glória nos últimos dez anos e chegar à maior vergonha nesse mesmo período, e até mesmo na história do clube.

De campeão da Copa do Brasil em julho, ao rebaixamento trágico em novembro, com duas rodadas a ainda serem jogadas no Campeonato Brasileiro. Situação difícil de explicar. Talvez o poder de autodestruição do Palmeiras seja a explicação.

Péssima gestão, erros no comando e na escalação da equipe, falta de qualidade do elenco, inúmeros desfalques, falta de sorte, incompetência... Vários podem ser apontados como os fatores para a queda. Mas todos eles poderiam ser evitados pelo próprio clube.

É verdade que muita coisa mudou daquele 11 de julho até hoje. O esforço e o sacrifício pelo título da Copa do Brasil renderam inúmeras lesões ao elenco. Assim, o time nunca conseguiu ser o mesmo, jogar completo. Antes da conquista, titulares poupados. E um início pífio, com a equipe ficando o tempo todo na zona de degola.

Mas nesse tempo, aconteceu muito mais. As trapalhadas da diretoria não foram poucas. Os erros de Felipão também não. Até a torcida, que deveria ajudar, atrapalhou, provocando a perda de mando nos quatro jogos mais importantes para o time, na reta final.

Erros atrás de erros, e o Palmeiras foi afundando, afundando, afundando... E afundou de vez! Em pouco mais de quatro meses, o Verdão foi destruído e humilhado, mas também fez questão de se destruir e se humilhar.

Foram 130 dias que envergonharam - mas não apagaram - mais de 98 anos de história. Uma história gloriosa e cheia de títulos. Que tinha uma mancha, com a queda de 2002. Hoje, ela aumentou. O Palmeiras mostrou que o que aconteceu há dez anos não foi obra do acaso. Foi incompetência. Resta saber quanto tempo levará para se reerguer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário